
- Página Inicial
- ›
- Blog
- ›
- Conhecimento
- ›
- Automação da arqueação: como aumentar a produtividade no setor de cartonagens?
BLOG
Dicas, tendências e soluções em embalagens para otimizar seus processos com qualidade e sustentabilidade.
Automação da arqueação: como aumentar a produtividade no setor de cartonagens?

Com demanda por velocidade, o setor de cartonagem precisa acompanhar tamanho dinamismo, sem abrir mão da qualidade e alta resistência.
Processos manuais, embora comuns, já não dão conta de atender a produção em larga escala com eficiência e consistência. Afinal, são mais lentos e sujeitos a falhas.
É nesse cenário que a automação da arqueação para cartonagens se destaca como uma solução estratégica.
Mas como implementar essa abordagem na sua indústria e quais são as vantagens efetivas deste investimento? Acompanhe o conteúdo e descubra!
Arqueação manual: obstáculos que corroem margens de lucro
Quem trabalha no chão de fábrica sabe: o processo de arqueação manual de caixas de papelão pode parecer simples, mas está longe de ser o método mais eficiente.
No dia a dia, são pequenos desafios que se acumulam e, aos poucos, corroem produtividade, eficiência e — pior — a margem de lucro da operação. Abaixo, conheça quais são eles.
Variabilidade na tensão da fita
A falta de padrão na tensão da fita compromete a segurança do empilhamento e aumenta o risco de retrabalho ou mesmo quedas. No último caso, o prejuízo é muito maior.
Ergonomia e riscos de lesões
A sobrecarga física dos operadores, causada por posturas repetitivas ou esforço excessivo, pode gerar afastamentos, queda no rendimento e até passivos trabalhistas.
Gargalos no fluxo de produção
O ritmo limitado do processo manual cria gargalos na linha de produção, o que atrasa o fluxo operacional, dificulta a organização da área produtiva e estoques. Isso resulta em prazos de entrega comprometidos e clientes insatisfeitos.
Custos ocultos
Quando somamos os custos ocultos — como desperdício de fitas, embalagens danificadas e tempo perdido com ajustes — fica evidente que a arqueação manual impacta muito além do que se vê.
Se você se identificou com algum desses pontos, talvez esteja na hora de repensar os seus processos.
Arqueação automática: como maximizar resultados operacionais e financeiros?
Com a automação, a aplicação da cinta para selar caixas se torna precisa e padronizada. É a melhor forma de ter mais produtividade, sem comprometer a qualidade da sua linha de produção, pois garante:
- Consistência e qualidade de fechamento de caixas de papelão;
- Ganho de velocidade por ciclo;
- Economia de insumos para selar caixas;
- Redução de retrabalhos e gastos com correções;
- Melhoria na ergonomia e segurança operacional;
- Integração com linhas de produção já automatizadas.
Todos esses ganhos — velocidade, padronização, economia de materiais e redução de falhas — otimizam a operação, como também impactam diretamente os números da empresa.
É justamente nesse ponto que entramos no próximo tópico: o Retorno sobre o Investimento (ROI).
A arqueação automática pode otimizar o ROI da sua indústria?
No setor de cartonagem, onde volume, ritmo e precisão caminham juntos, automatizar a arqueação é um diferencial competitivo.
Reduzir o custo por caixa arqueada significa ganhar margem em cada ciclo produtivo, o que faz enorme diferença em linhas que operam em alta escala.
A padronização do tensionamento da fita de arqueação evita perdas por selamento inadequado, enquanto o corte e soldas automáticas aceleram o fluxo da expedição.
Além disso, ao liberar operadores de tarefas manuais repetitivas, é possível direcioná-los para tarefas mais estratégicas, como a organização das mercadorias, de modo a aumentar a eficiência geral sem aumentar a folha de pagamento.
É produtividade com retorno rápido, com a maximização do ROI e uma rotina operacional muito mais tranquila e previsível.
Investimento com retorno: como implementar a arqueação automática?
Automatizar o processo de arqueação é uma decisão para quem busca escala, padronização e economia.
Com a Máquina Tracionada em Linha, sua indústria ganha agilidade sem abrir mão da qualidade no fechamento das embalagens.
É um investimento que se paga rápido, pois traz eficiência real à sua operação e menor custo por caixa arqueada.
Entre em contato conosco para automatizar processos de arqueação.

Sua produção moveleira está pronta para crescer? Então, visite a EmbalaMais na FIMMA Brasil 2025

Paletize mais em menos tempo: como o corte automático do filme stretch aumenta a produtividade?
